Image

Sábado, dia 7 de julho de 2007, foi oficializada em Missa celebrada por D. Fernando Antonio Figueiredo, no Santuário da Mãe de Deus, a nomeação do nosso pároco, padre Joaquim, como Vigário Episcopal para a região sul da Diocese de Santo Amaro. Na ocasião foi-lhe também conferido o título de Monsenhor, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Igreja e à Diocese, atuando como Coordenador  Diocesano junto à Cúria de Santo Amaro.

Como a Santa Mãe de Deus, sem alardes, ele “guarda essas coisas em seu coração” e, muitas vezes, por elas passarem despercebidas, uns poucos entendem como ausência o que na realidade é excesso de atribuições.

Assim, neste momento em que, como sacerdote, servidor do povo de Deus é reconhecido e, em que a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus é agraciada por ser pastoreada por um religioso profundamente envolvido com as coisas do alto, elevamos nosso pensamento a Deus, para, com humildade e júbilo, agradecer o privilégio de termos sacerdotes para a celebração dos sacramentos, enquanto muitas comunidades não os têm, e entre eles contarmos como nosso querido pároco, Monsenhor  Joaquim.

Que Deus o abençoe, e como diz a canção Águia Pequena, “Dê-lhe esta graça de viver a todo instante a  sua vocação”.

Texto da colaboradora: Lídia

"Nota: Monsenhor é um título eclesiástico honorifico conferido aos sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa. A palavra tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons.

Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhor, em contrate a forma tradicional de tratamento (Excelência, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Graça, etc). Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica."

Deixe sua mensagem abaixo para nosso pároco!