Entrar

Entrar

Pastorais

Sociedade São Vicente de Paulo

Image

Quem são os Vicentinos?
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização de âmbito internacional. Composta de leigos, fundada em Paris, em 1833, por um dos grandes defensores da promoção humana, Antonio Frederico Ozanam. Seus membros são pessoas como você, homens e mulheres, jovens e crianças; sem a menor distinção de riqueza ou de limitações, não importa qual seja a condição social, étnica ou nacional. Basta que se entendam sobre a mesma finalidade e compartilhem as experiências e a preocupação comum de servir os pobres.

Atuação Paroquial
Os vicentinos reúnem-se semanalmente em grupos chamados de Conferências.
O número de membros ativos de uma Conferência não deve ser muito grande, cabendo recorrer a um desmembramento, quando tal fato ocorrer. Por isso na Paróquia Sagrado Coração de Jesus existem três Conferências com os seguintes títulos: Conferência do Sagrado Coração de Jesus, Conferência do Imaculado Coração de Maria e Conferência de São José.
Através de visitas semanais às casas das famílias assistidas, os membros das Conferências da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, confrades e consócias, monitoram a necessidade e o uso do auxílio material (sacola de alimentos, remédios, roupas, etc.) doados pela comunidade e disponibilizados pelos vicentinos. A própria comunidade indica as famílias que necessitam de auxilio e as Conferências iniciam, então a “sindicância” para avaliar as reais necessidade e fazer um atendimento emergencial até que se decida se a família será adotada na condição de assistida, e o que poderá ser feito pelo núcleo familiar.
O trabalho envolve todas as formas de ajuda através do contado individual para promover a dignidade e integridade do homem (principio fundamental da regra da SSVP). Mera benevolência não é suficiente. O vicentino deve ajudar o pobre a se emancipar do próprio empobrecimento.
As carências atuais vão muito além das necessidades básicas de alimentação, moradia e vestuário. Entender as necessidades de saúde, de noções básicas sobre hábitos de higiene e de alimentação equilibrada é fundamental para o trabalho vicentino.Mais do que nunca se faz necessário levar a esperança evangélica, a da Boa-Nova trazida por Jesus e difundida pelos cristãos: a salvação é para todos. Se as condições materiais e humanas dos assistidos são extremamente difíceis, mais complicada, normalmente, é a sua dimensão espiritual.

“A característica dos vicentinos é o contato pessoal, humano, com o pobre. Esse contato direto é o que mais se necessita hoje: saber sentar-se junto do pobre, escuta-lo e orienta-lo em sua aflição” (Dom Aloísio Lorscheider).


As conferências vicentinas formam parte de uma comunidade de fé que contempla o Cristo no rosto do pobre, executando um serviço concreto e prático, em coordenação e amizade uns com os outros.

Conheça os trabalhos das conferências da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e participe delas, reuniões no Salão Paroquial, rua Roque Petrella, 189.
1. Conferência do Sagrado Coração de Jesus
Presidente Luigi Cherichetti, toda terça-feira às 8h.
2. Conferência do Imaculado Coração de Maria
Presidente: Antonio Luiz de Oliveira, toda terça-feira às 20h.
3. Conferência de São José
Presidente: Reinaldo Bailão, toda terça-feira às 20h

Deixar Deus por Deus!

Colaboração de Hilário Milan Azevedo (Conferência São José)

A muitos causou estranheza esses dizeres: “Deixar Deus por Deus”, dizeres esses, que estão estampados nas camisetas que os vicentinos usam. As nossas camisetas têm sempre uma mensagem no sentido do Pobre. Assim, nós temos camisetas com os dizeres “Os Vulneráveis”, “O Pobre e a Eucaristia”, “Abrir os Corações”, e, atualmente, “Deixar Deus por Deus!

“Deus quer que o cristão vá ao encontro dele no doente, no nu, no encarcerado, no faminto, no preso, no peregrino... Isso é o que Ele nos diz na Parábola do Bom Samaritano, em Lucas 10, 25-29:  " Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de  todas as tuas forças e de todo o teu pensamento... ( Assim, estamos juntos de Deus ) ! E a teu próximo como a ti mesmo !

"Deixamos Deus e partimos ao encontro do próximo, o Pobre desamparado e que vive nas situações enumeradas   em Mateus 24, 36-40.Esse é o carisma do Vicentino: ir ao encontro do Pobre para se encontrar com Deus!  É por isso que ele escreve Pobre com letra maiúscula, pois ali está Deus.

Toda semana, sem falhar uma, há um vicentino nesse encontro com  Deus na casa do Pobre. É um trabalho de amor ao próximo, que não fica restrito à entrega de uma sacola de alimentos.

Os vicentinos amam o Pobre e procuram promovê-lo, seja providenciando médicos, dentistas, escolas, ajuda na reconstrução do seu barraco, seja providenciando aposentadoria, condução, etc. Ele está atento às necessidades da família visitada e faz o possível para atendê-la.

Em suas visitas semanais, o vicentino convive algum tempo na casa do Pobre, onde tem oportunidade de tratar de vários assuntos do dia-a-dia de uma família, ouve atentamente as suas queixas e/ou necessidades. Participa de suas alegrias e tristezas, e, nesse convívio, tem a oportunidade de ler uma passagem da Bíblia porque a sua missão é a mesma de qualquer cristão: proclamar a Palavra de Deus e da sua misericórdia infinita.

Nesta oportunidade, agradecemos a ajuda inestimável com que a nossa comunidade paroquial tem contribuído todos os meses com a entrega de alimentos para Pobres. Assim, também vocês estão Deixando Deus por Deus! Esclarecemos que os alimentos assim recebidos são entregues pelas mãos dos vicentinos, pessoalmente, nas casas das famílias assistidas. Não se trata de uma simples distribuição.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !


Sociedade São Vicente de Paulo - Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Contato: Kazuo Ono – Conferência São José

Avenida Morumbi, 8575 - Brooklin

Telefones: 5049-0210 e 9131-2251

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


BEATO ANTONIO FREDERICO OZANAM
22/08/08 – 11 ANOS DE BEATIFICAÇÃO

Em 22 de agosto de 1997, na Catedral de Notre Dame, em Paris, João Paulo II beatificou Antonio Frederico Ozanam (principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo.).

Na voz firme do Papa, a Igreja disse: “Frederico, seu caminho foi verdadeiramente um caminho de santidade”.

A vida e trajetória de Ozanam constituem um grande exemplo e testemunho de vida cristã, onde podemos encontrar muitas luzes e estímulos para o nosso seguimento a Cristo, nos dias de hoje.

A criação da Sociedade de São Vicente de Paulo por Ozanam e seus companheiros, quer demonstrar a todos nós que a fé cristã conduz a fazer justiça aos pobres.

De fato, sua vida é um vivo ensinamento da grandeza da vocação dos leigos em seus múltiplos apostolados e nos desafia hoje a uma vivência dinâmica e atual, no interior da Igreja e da sociedade.

Que o testemunho deste “Apostolo da Caridade” nos impulsione cada vez mais a abrir-nos à verdade de Cristo missionário e servidor dos pobres e assim também nós possamos fazer um caminho verdadeiramente de santidade.

Calendário

Sex Out 31

Sab Nov 1
4:00 pm - 5:00 pm

Dom Nov 2

7:30 am - 8:30 am

9:00 am - 10:00 am

11:00 am - 12:00 pm