ministros 0061. O QUE É UMA ORAÇÃO DOS FIÉIS?

A ORAÇÃO DOS FIÉIS ou Oração Universal é uma resposta imediata à Palavra de Deus proclamada na celebração. Essa resposta é feita mediante a oração de LOUVOR e de PEDIDO. Tanto uma dimensão como a outra deve ajudar a Assembléia reunida a fazer da Palavra a prece comum do povo de Deus reunido. Este, por sua vez, dará sua resposta explícita com uma invocação comum (por exemplo: Senhor, atendei a nossa prece), ou rezando em silêncio.

É o momento em que os fiéis exercem sua missão sacerdotal, elevando a Deus seus pedidos pela salvação de todos.

2. PARA QUEM REZAR?

A Instrução Geral do Missal Romano diz: “Convém que, normalmente, se faça esta oração nas missas com o povo, de tal sorte que se reze pela santa Igreja, pelos governantes, pelos que sofrem necessidades, por todos os seres humanos e pela salvação do mundo” (IGMR, 69). E as Instruções continuam: “Normalmente serão estas as séries de intenções:

a) pelas necessidades da Igreja;

b) pelos poderes públicos e pela salvação de todo mundo;

c) pelos que sofrem qualquer dificuldade;

d) pela comunidade local.

No entanto, em alguma celebração especial, tal como confirmação, matrimônio, exéquias, as intenções podem referir-se mais estritamente àquelas circunstâncias” (IGMR, 70).

Veja a matéria completa.