Entrar

Entrar

Retiro dos Crismandos

Confira aqui tudo sobre o retiro dos crismandos e seus testemunhos

sobre a experiência vivida nesta caminhada rumo ao SIM para Jesus.

Smile Obrigada comunidade!!! 

Agradeço a Deus pela comunidade que temos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Sem seu apoio este importante Retiro não teria se realizado para os crismandos. De fato, desde o começo do ano, pudemos notar o quanto a comunidade se mobilizou para nos ajudar, comprando nossos famosos “bolos de final-de-missa”, participando da nossa “Strogonoffada” (que se realizou  na noite de 6 de outubro no Salão Paroquial), fazendo doações, mas, sobretudo oferecendo-se  a si mesmo - seu tempo, seus dons, suas ORAÇÕES – para que tudo pudesse se concretizar.

Mães e famílias inteiras de crismandos, agentes pastorais, nossos amigos, mas não só estes... Também muitos paroquianos a quem desconhecemos, mas que estão ali, sempre fiéis à Santa Missa dominical, se uniram conosco neste empreendimento. Á todos vocês nossa gratidão e nossas orações.

Não podemos nos esquecer de agradecer também aos nossos  seminaristas, Renato – nosso grande formador – e Alexandre – sempre presente, sempre conosco. Ao Pe. Edinaldo, nosso amigo, a quem tanto amamos. Mas, sobretudo ao nosso Pároco, Monsenhor Joaquim que, com a sua bênção, permitiu que tudo isso fosse possível. Em nome de toda equipe e dos crismandos, nós te agradecemos e, não havendo melhor forma de gratidão, nós encomendamos a Deus e a Nossa Senhora Aparecida o seu sacerdócio, a sua vida, em fim, você como nosso pároco e pai de toda esta santa comunidade. 

Foi pela colaboração de todos esses que nos dias 19, 20 e 21 de outubro os crismandos de 2007 puderam se retirar na Casa de Retiros Irmãs Cabrinis, no Jardim São Bernardo, para um momento de oração e, assim estarem mais preparados para o Sacramento da Maturidade Cristã que irão receber.

Iniciamos o Retiro com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento na noite de sexta-feira, momento este, em que os crismandos puderam sentir o amor que emana da Sagrada Eucaristia em seus corações.

Sábado pela manhã, foi o momento de declararmos nosso amor por Maria... Com rosas de papel, a cada Ave-Maria, os crismandos formaram um terço-de-rosas no chão. À tarde, eles puderam ter uma experiência mais profunda, através da oração, com a Terceira Pessoa da  Santíssima Trindade, a quem receberão de forma plena pela imposição das mãos do Rev. Bispo Dom Fernando Antônio Figueiredo no dia do Santo Crisma.

Enfim chegou domingo, e o nosso retiro se aproximava do fim. Tivemos então o ápice deste nosso encontro: Aquele mesmo Jesus com quem eles tiveram tão marcante experiência na sexta-feira, iriam receber agora em seus próprios corações na Santa Missa.  Jesus se entrega aos corações dos crismandos e, estes, retribuem na ora no ofertório, entregando seus corações – simbolicamente representado por corações de papel - a Ele.

Finalizamos este grande dia convidando os crismandos à perseverança, mostrando a eles que também são parte integrante da Igreja – Corpo Místico de Cristo. Para isso, fizemos um grande painel onde estava desenhado Jesus e, em seu corpo, escrito o nome de cada um deles. Foi aí também que puderam perceber a importância de serem “Discípulos e Missionários”, através da evangelização, sobretudo, daqueles que nos são mais próximos.

Tudo isso fora permeado, com a Graça de Deus, por um clima de muita amizade e união. Enquanto tudo acontecia, rolava um “Amigo de Oração” – isso mesmo! – um amigo secreto em que, o presente não seria algo material, mas sim, o presente mais caro que poderiam dar uns aos outros – a PRÓPRIA ORAÇÃO – incentivando neles o hábito da intercessão pelos irmãos. 

A beleza do local, em meio a natureza, também colaborou na motivação de louvarmos a Deus pela obra da criação.  Em meio a tudo isso, dinâmicas, brincadeiras, teatrinhos, e MUITO, mas MUITO louvor.... 

Se este retiro foi marcante para os crismandos, que dirá para nós, servos da equipe que colaborou com os catequistas – Danilo  e Marcos – para sua realização. Com tantos anos de caminhada, podemos afirmar seguramente que NUNCA tivemos um retiro com tanto envolvimento dos crismandos , o que serviu para um grande fortalecimento espiritual de todos da equipe.  Para nós, servos, cabe uma frase muito propícia  de Pe. Roberto Lettieri:  “Este trabalho foi marcado com muitas bênçãos,e  todas elas com a Cruz do Senhor, confirmando no nosso coração a real vontade do nosso Deus. Não se chega até Ele sem a Cruz”.

Texto da Colaboradora: Suzana Reis (Pastoral da Juventude)  


Os frutos dessa cruz, pudemos ver no olhar, no sorriso e nas palavras de cada crismando antes, durante, e depois do retiro: 

Bem, eu amei este retiro, eu me aproximei bastante de Deus, foi uma experiência nova na minha vida, eu fiquei iluminado, senti que Deus estava ali bem mais próximo de mim do que ele sempre ficou.  (Fábio Lopes dos Santos- 14 anos)

Bem o retiro para mim foi simplesmente tudo, foi uma aproximação minha com Deus. Foi algo inexplicável, algo único. Simplesmente AMEI! (Giselle Soares Gasparotti - 16 anos )

No começo de tudo, eu achava que tudo isso era uma grande besteira, que “pra que irmos a igreja?”. Às vezes me perguntava o por que que eu estava fazendo CRISMA, mais depois do retiro,alias,  durante esse retiro eu percebi que Deus completa a minha vida de uma forma incomparável, e foi depois desse retiro que estou conseguindo ser uma pessoa melhor! Com o crisma consegui compreender coisas que antes desconhecia! (Jacqueline Sampaio Silva - 15 anos)

Bom, pra mim aquele retiro foi uma experiência maravilhosa, que não consigo expressar em palavras o que foi. Eu NUNCA pensei que fosse ser tudo o que foi, ali, realmente eu me aproximei MUITO de Deus. Não que antes eu não fosse próxima Dele, mas após o retiro, simplesmente minha vida mudou. Agora faço as coisas sempre pensando em Deus, aprendi a perdoar com mais facilidade meu irmão pelos seus atos, ainda mais aqueles que não conhecem o amor de Deus. Ali eu sei que Deus agiu em mim,  e agora sei que meu dever é levar Sua palavra para todos aqueles que não O conhecem. 
Aquele retiro fez maravilhas em mim e depois que saí dali, sai uma pessoa nova, cheia do Espírito Santo. Deus é nosso caminho, nossa luz, e hoje não consigo imaginar meus dias sem agradecer a Ele tudo o que Ele faz por mim e por toda a força que Ele me dá. 
Sempre vou me lembrar desse retiro com muito carinho, pois foi a partir dele, que eu passei a ser uma cristã melhor, a enxergar o mundo de outra forma. O Crisma também ajudou muito, já que se eu não estivesse para ser crismada, eu nunca teria ido ao retiro, e nunca teria me transformado. 
Deus fez maravilhas em mim, mudou o meu ser, me encheu do Espírito Santo. Isso é o que eu posso falar, porque Ele fez muito mais, mas não sei explicar em palavras. (Joana Caroline Teles da Paixão -15 anos)

Então, o Crisma foi tudo para mim !!!! 
Por causa que eu pude perceber o quanto Deus é bom , o quanto Deus é importante na minha vida, e sem Ele eu não sou nada. Ah, também conheci amigos de verdade , que eu posso confiar e desabafar as  minhas angustias. 
Então é isso.. amei ter feito o Crisma, foi uma experiência tão boa, que eu nem tenho palavras para demonstrar o quanto foi bom para mim . (Caroliny Firmino de Melo)

Além de ser meu primeiro retiro, agora me sinto mais aproximada de Deus, me sinto mais alegre e tenho mais vontade de estar perto Dele, e quando não vou para a Igreja, parece que falta um pedaço de mim. (Bruna de Oliveira Viana -14 Anos)


{phocagallery view=categories|categoryid=33|imagecategoriessize=mediumshadow}

Calendário

Qui Abr 24
8:00 pm - 10:00 pm

Sex Abr 25

Sab Abr 26
4:00 pm - 5:00 pm

Dom Abr 27
7:30 am - 8:30 am

9:00 am - 10:00 am

11:00 am - 12:00 pm