Entrar

Entrar

5º. Aniversário de Ordenação - Mons. Joaquim

07/11/07 - Aconteceu a Missa Solene em Ação de Graças por ocasião do aniversário de 5 anos de Ordenação Sacerdotal de: Mons. Joaquim Henrique de Camargo,  Padre Cláudio T Dias e Padre Vicente Gilson dos Santos, ordenados  a 9 de novembro de 2002. A  cerimônia presidida por D. Fernando Antonio Figueiredo e co-celebrada pelos aniversariantes e outros sacerdotes desta diocese, aconteceu na Paróquia Bom Jesus, setor Pedreira, localizada à Rua Ilha Bela, 88, cujo Pároco é o Pe. Cláudio. 

A solenidade preparada com carinho pela comunidade local, transcorreu num clima de profunda religiosidade e grande alegria. Em sua homilia D. Fernando demonstrou sua satisfação por estar presente mais uma vez na comemoração  do aniversário de ordenação dos sacerdotes ali reunidos. Disse que sua presença não seria necessária, mas que o convite daqueles padres, fazendo questão de sua presença, “deve ter algum significado” e isso lhe proporciona muita satisfação.  

Depois discorreu sobre o Evangelho do dia, Lucas 14,25-33, que trata das “ renúncias necessárias para ser discípulo de Jesus”. Ressaltou  o valor do sacerdote, que através das inúmeras renúncias das coisas deste mundo (renúncias não como algo negativo, mas que têm como finalidade ajudar o discípulo a estar disponível para seguir o caminho de Jesus) fortalece a vocação e  aproxima-se cada vez mais de Deus. Disse também que a vida sacerdotal é comparável à construção da torre citada por Jesus nessa passagem: exige planejamento (vontade de fazer, avaliação das possibilidades de realizar e perseverança no trabalho) para que a obra chegue a bom termo.  

Após a cerimônia, a comunidade preparou uma homenagem aos aniversariantes e ao senhor Bispo, com discursos, flores e presentes. Monsenhor Joaquim falou em nome dos aniversariantes, agradecendo a acolhida da comunidade e recordando  momentos vividos em todo o tempo de seminário, quando D. Fernando sempre se fez presente como pastor e amigo no aconselhamento e orientação aos pretendentes ao sacerdócio. Ressaltou a importância dessa presença efetiva, para a caminhada até à ordenação e depois dela. 

Seguiu-se o tradicional “Parabéns a você” e  após a cerimônia os aniversariantes receberam os cumprimentos dos fiéis da comunidade e de todos aqueles que vieram de suas paróquias para prestarem essa merecida homenagem. 

Da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, estiveram presentes representantes das pastorais e irmãs das três congregações  religiosas que aqui têm suas casas: Carmelitas, Filhas de São José e Sagrados Corações.  

Dando continuidade às comemorações pelos 5 anos de sacerdócio de Monsenhor Joaquim, no dia 9 de novembro, realizou-se às 18h, na Paróquia do Sagrado Coração, missa em Ação de Graças   seguida de confraternização no Salão Santa Cecília.

Calendário

Qui Jul 31
7:30 am - 8:00 am

8:00 pm - 10:00 pm

Sex Ago 1

Sab Ago 2
4:00 pm - 5:00 pm

Dom Ago 3