O Terço

O que é o Rosário ou o Terço?

O Rosário é o conjunto de 150 Ave-Marias, ou seja, 15 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Já o Terço como o próprio nome diz se trata da terça parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios. Temos então, o Rosário dividido em três partes:

A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Dolorosos e por fim os Mistérios Gloriosos. Quem achar difícil no seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode dividi-lo rezando a primeira parte de manhã, a segunda a tarde e a terceira a noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma terça parte por dia, ou seja, o Terço.

Será que o Rosário (Terço) não é uma oração mecânica, pouco inteligente? Existe o risco de fazer do Rosário (Terço)uma oração mecânica, na qual a única preocupação é a repetição apressada. Porém, quando paramos para examinar o sentido da repetição, descobrimos: a força do Rosário (Terço) está na repetição.

Diz Jesus: "Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos Céus" (Mt 18,3).

Quando rezamos o Terço, estamos diante de Deus, do modo que mais lhe agrada, como um coração de criança e sem impor condições a Ele. (Pe. Alberto Luiz Gambarini)

Como rezar o terço?

Uma forma prática de entender e rezar o terço, é encontrada aqui: Como rezar o terço? Um guia ilustrado do site Aleteia.

Dez boas razões para o Terço

1. É uma oração bíblica: o Pai nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria foi ensinada por Deus Pai através do anjo Gabriel (Lc 1,28) e pelo Espírito Santo através da boca de Isabel (Lc 1,42). Quando rezamos a Ave-Maria, realizamos hoje a profecia do Magnificat: "Todas as gerações me chamarão de bendita" (Lc 1,48).

2. Cristo está no centro do Terço: o mais importante não é prestar atenção na repetição de palavras. Na verdade elas são apenas uma cantilena a nos embalar no que realmente importa: contemplar e meditar os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo.

3. Rezar com a Igreja: o Terço nos coloca em comunhão com toda a Igreja em oração.

4. Maravilhosa terapia: se tiver deprimido,ou mesmo com insônia, procure o terço. É um ótimo calmante... e não é tóxico.

5. Simples e profundo: crianças, jovens e idosos, sábios e simples, todos podem encontrar sentido na oração do Terço.

6. Escola de oração: o Terço nos leva a entender o valor da oração.

7. Atual: cada dia vejo mais jovens descobrindo a atualidade do terço.

8. Prática de solidariedade: procure incluir o nome de uma pessoa em cada Ave-Maria. Chamo isso de "Terço dos amigos".

9. Popular: o terço tem 100% da preferência do povo.

10. Leva à quietude: nos dias agitados de hoje, o Terço é uma fonte de paz.

Padre Joãozinho
CD: Os mistérios do TERÇO