Pastoral da Escuta e Hospitalidade

A Pastoral da Hospitalidade precedeu à nossa Pastoral da Escuta em alguns anos. Fundada no segundo semestre de 1999, pelo então Pároco Pe. Oswaldo Gerolin Filho, possibilitou que a igreja permanecesse aberta durante a hora do almoço.

Com a igreja aberta nesse horário, muitas pessoas começaram a freqüentá-la nesse tempo de descanso. Encontravam ali, um lugar tranqüilo para orar, refletir, pedir e agradecer a Cristo no Sacrário, ao mesmo tempo em que podiam obter informações fornecidas pelos plantonistas, sempre mais de um, das 12 às 14 horas.

Em abril de 2004, pensou-se em ampliar esse serviço, a disponibilidade para atender àquele que chega. Passou a funcionar então, das 8 às 18 horas, no sistema de rodízio de um plantonista por hora, a PASTORAL DA ESCUTA, que se propõe a estar à disposição de pessoas que necessitem de alguém que as ouça para um momento de desabafo e reflexão, de busca e compreensão da própria situação existencial.

O que nos move a esse serviço é o desejo de nos solidarizar com aquele que, como nós, encontram dificuldades e não dispõem, por diversos motivos, de um espaço e pessoas que possam ouvi-las.

Desejamos apenas oferecer a oportunidade para um desabafo. Não podemos julgar se as preocupações dos que nos procuram procedem e muito menos oferecer soluções prontas para elas. No entanto, o plantão da escuta possui uma pasta, com vários endereços de serviços, para onde, ocasionalmente, elas possam ser encaminhadas.

As informações que damos com carinho e atenção sobre serviços e atendimentos paroquiais também são muito valiosas. Um cumprimento risonho na entrada ou na saída das pessoas que freqüentam este espaço da Paróquia demonstra nossa disponibilidade e prontidão.