Pastoral da Saúde

Por muito tempo a Pastoral da Saúde foi entendida como sendo a pastoral da assistência espiritual ao doente.

Hoje se entende que além de cuidar do doente é preciso cuidar para que as pessoas não adoeçam e ao mesmo tempo exigir das entidades governamentais que cuidem da saúde do povo.

Foi pensando nisso que a Pastoral da Saúde, coordenada pelos padres Camilianos e aliada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propôs suas três dimensões, assim denominadas: solidária, comunitária e político-institucional, ou seja, no hospital, na comunidade e junto aos órgãos públicos de saúde.
"Pe. Anísio Baldessin-Como fazer Pastoral da Saúde -2000"- Edições Loyola.

Atividades estas que procuram acolher e levar o participante a: aprofundar a fé e a vivência eclesial; valorizar-se como pessoa humana, descobrindo que é criado, amado por Deus e feito à sua imagem e semelhança; descobrir seu potencial e capacidade para lutar e viver bem; tomar consciência de que está sempre em movimento e a serviço.

Em 2008, dentro da dimensão solidária estamos iniciando sistematicamente visitas a hospitais e a doentes em seus domicílios.

E, entendendo que somos "corpo, mente e espírito" que o grupo da Pastoral da Saúde da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em sintonia com o Padre Amaro, propõe suas atividades.

OFICINAS TEMÁTICAS

OFICINA DE EMOÇÕES

EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS E ALONGAMENTO

Lembrando que quando cuidamos do nosso corpo estamos cuidando do Templo vivo do Espírito Santo (I Cor. 6,19), fortificando-nos assim como pessoa, grupo e comunidade.

HORÁRIOS E LOCAIS DAS ATIVIDADES

Exercícios Terapêuticos e de Alongamento:

Segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 9 horas na UBS Meninópolis (Posto de Saúde) localizado na rua Oscar Gomes Cardim, 134/142.

Oficinas Temáticas – Quartas-feiras das 9h às l0h e 30 min no Salão Paroquial – Rua Roque Petrella, 189.

Oficina de Emoções Sextas-feiras das 14h e 30min às 16h e 30min no Salão Paroquial

CONVITE

A Pastoral da Saúde é aberta a todos que queiram participar de suas atividades e/ou fazer parte da equipe de serviço, bastando que entrem  em contato nos locais e horários das atividades ou procurem o pároco ou a secretaria da igreja.

"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos"