Primeiro domingo do Advento e Padre Pedro Facci

Como Monsenhor Joaquim estava fora, ministrando o Crisma, o celebrante de hoje,30.11.08, das 9h foi o Padre Pedro Facci, missionário do PIME e diretor da revista  MUNDO E MISSÃO.

Ao ser apresentado pelo diácono Renato, agradeceu a acolhida e falou de sua alegria em celebrar em nossa paróquia, na igreja construída e que teve  à frente durante décadas os dedicados missionários do  PIME.

Nahomilia destacou os pontos fundamentais das leituras deste primeiro domingo do Advento: confiança, perseverança e vigilância, atitudes que devem nortear a vida do cristão.

Contou sobre o despertar de sua vocação, a partir de um artigo que leu na revista MUNDO E MISSÃO, sobre o trabalho de um missionário do PIME, na Índia. Na época, padre Pedro estava com 18 anos, era atleta e forte candidato às Olimpíadas de 1980,  em Moscou. Tocado pelo artigo sobre a vida de sacrifícios daquele missionário, deixou tudo, “colocou a mochila nas costas” e seguiu em busca da realização de sua vocação missionária.

Baseado na própria experiência, ressaltou a importância da presença de boas publicações católicas nos lares, para  orientação da família, formação dos filhos e até o despertar de vocações. Falou um pouco sobre a revista que dirige e sobre suas viagens missionárias por  países atingidos por guerras  e miséria extrema.

Lembrou que, em uma dessas viagens, chegando a uma aldeia, um grupo de meninos acorreu pedindo balas – iguaria rara e preciosa por lá. Tendo algumas no bolso, padre Pedro jogou-as às crianças que se atiraram sobre elas. Eram poucas  e alguns ficaram sem nada.

Um menino maior, que conseguiu pegar uma bala, desembrulhou-a, colocou por instantes na boca  e a seguir pegou-a e passou de um em um, entre aqueles que não tinham para que, pelo menos, sentissem o sabor. O que restou dela, partiu e repartiu entre os meninos. Como disse padre Pedro, sem o saber, aquele menino pagão, celebrou a Eucaristia, a partilha.

No final da Santa Missa, após as palavras de agradecimento do seminarista Alexandre, que falou em nome da comunidade, padre Pedro, muito aplaudido, chamou-nos a atenção para o segundo vitral da parede do seu lado direito, onde se vê o Padre Alberico Crescitelli, missionário, mártir na China e primeiro santo do PIME. Abaixo da cena, os dizeres: “Doado pelos católicos da China”.

Como  paroquiana  que conheceu e participou desta comunidade nas décadas de 50 e 60, no tempo dos padres do PIME , hoje, para mim,  foi um domingo especial, misto de alegria e saudades. Apresentei-me a padre Pedro, que  receptivo me acolheu, deu-me notícias do querido padre Ângelo Gianola e posou para a foto que acompanha a matéria.

Na saída, comprei um exemplar  da revista MUNDO E MISSÃO. Bom papel, capa atraente e matérias repletas de histórias dos abnegados missionários do PIME, mundo afora.

Saiba  mais

PIME: www.pime.org.br