Em 2008, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Brooklin, em São Paulo, recebeu um presente inestimável: a arte sacra de Padre Lázaro Aparecido Diogo, artista talentoso e profundamente inspirado por sua fé. As pinturas a óleo que embelezam o painel central e as laterais da igreja criam um ambiente que convida à oração e à contemplação. As obras fazem parte do acervo artístico permanente da paróquia, unindo fé, arte e catequese em uma só expressão visual.
O painel atrás do altar, um dos destaques do espaço é mais do que uma obra de arte: é um testemunho visual da espiritualidade cristã. Com cores vibrantes e variações de amarelo, laranja e marrom, apresenta imagens estilizadas — marca registrada do estilo de Padre Lázaro. Ele consegue capturar a essência do amor e do sacrifício de Cristo, transmitindo uma mensagem de esperança e redenção, por meio da representação da Ascensão, cercada por anjos de Deus.
Nas paredes laterais, fora do altar principal, outras cenas bíblicas ampliam essa narrativa de fé, como veremos a seguir. Essas pinturas conduzem os fiéis por uma jornada simbólica pelos principais pilares da fé católica. Cada detalhe foi pensado para inspirar e emocionar, fazendo com que as paredes da igreja contem histórias que tocam a alma. Padre Lázaro não apenas decorou o templo — ele o elevou espiritualmente, transformando-o em um espaço onde arte e devoção se encontram. Seu legado permanece vivo em cada pincelada, lembrando-nos de que a fé também pode ser expressa por meio da imagem sacra, da beleza e da criatividade.
A obra principal, na nave central, acima do altar, medindo aproximadamente 11 metros de largura por 8 metros de altura, retrata Jesus sendo elevado ao céu, cercado por anjos e arcanjos. A imagem transmite a glória celestial e a promessa da ressurreição, centro da esperança cristã.
Complementando a cena, estão os quatro evangelistas — Mateus, Marcos, Lucas e João — representados com seus símbolos tradicionais, conhecidos como Tetramorfos, que têm origem nos quatro seres descritos na visão do profeta Ezequiel (Ez 1,5-14) e no livro do Apocalipse (Ap 4,6-8). Eles representam as características de Cristo e os diferentes aspectos de sua missão: humanidade, coragem, sacrifício e transcendência.
Mateus aparece com um homem (ou anjo), expressando sua humanidade e encarnação; Marcos, com um leão, representa coragem e realeza; Lucas, com um touro, simboliza o sacrifício e a redenção; e João, com uma águia, remete à elevação espiritual e à contemplação do divino.
No alto da composição, o Cordeiro com a cruz coroa a cena como um dos símbolos mais significativos do cristianismo, representando Cristo como o Cordeiro de Deus — sinal de pureza, sacrifício e redenção, conforme as Escrituras e a tradição da Igreja.
No altar, à direita e à esquerda de quem entra na igreja, encontram-se painéis com as imagens dos doze apóstolos, reafirmando os fundamentos da Igreja nascente. Desses painéis são destacados São Pedro e São Paulo. São Pedro, na lateral esquerda, é retratado segurando as chaves — sinal da autoridade confiada por Cristo —, enquanto São Paulo, à direita, aparece com uma espada, símbolo de seu martírio e do poder transformador da Palavra de Deus.
No alto, nas paredes laterais à nave central, encontram-se cenas do Antigo e do Novo Testamento.
No painel à esquerda, estão representadas cenas do Antigo Testamento (esquerda para direita):
• Adão e Eva (Gênesis 2,15-17, 3,1-24): Representa a criação e a queda da humanidade. A imagem ressalta a perda da inocência e a necessidade de redenção prometida por Deus.
• Abraão e os Três Anjos (Gênesis 18, 1-15): Simboliza a promessa divina do nascimento de Isaque, destacando a fidelidade de Abraão e a esperança no cumprimento das promessas.
• A Ceia Pascal e a Saída do Egito (Êxodo 12,1-42): Representa a instituição da Páscoa, quando os israelitas sacrificaram um cordeiro e marcaram suas portas com sangue, simbolizando proteção e libertação para a caminhada rumo à Terra Prometida.
• Moisés e as Tábuas da Lei (Êxodo 20, 1-21): Retrata a entrega dos Dez Mandamentos, mostrando a Aliança entre Deus e seu povo.
• Profeta Isaías (Isaías 7,14; 53,1-12): Enfatiza as profecias messiânicas, destacando a esperança da vinda do Salvador
No painel à direita, cenas do Novo Testamento, retratam eventos marcantes da vida de Jesus (direita para esquerda):
• Batismo de Jesus por João Batista (Mateus 3, 13-17): Marca o início do ministério público de Cristo e sua confirmação como Filho de Deus através da manifestação do Espírito Santo em forma de pomba.
• Tentações no Deserto (Mateus 4, 1-11): Após jejuar por 40 dias e 40 noites, Jesus enfrenta as tentações de Satanás, demonstrando sua resistência espiritual e fidelidade à Palavra de Deus.
• Transfiguração de Jesus (Mateus 17, 1-8): No Monte Tabor, Jesus revela sua glória divina na presença de Moisés e Elias, enquanto Pedro, Tiago e João testemunham o evento.
• Crucificação de Jesus (João 19, 16-30): O sacrifício supremo de Cristo na cruz, oferecendo redenção e perdão dos pecados à humanidade.
• Ressurreição de Jesus (Mateus 28, 1-10): A vitória sobre a morte, confirmando sua divindade e abrindo o caminho para a vida eterna.
Padre Lázaro Aparecido Diogo nasceu em Andradas, Minas Gerais, em 11 de março de 1954. Iniciou sua formação no seminário dos Capuchinhos em Ouro Fino e aprofundou seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário de Petrópolis, Rio de Janeiro. Posteriormente, graduou-se em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais e complementou sua formação com um bacharelado em Artes na Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1993. Sua carreira é marcada por diversas obras de arte sacra no Brasil, destacando sua habilidade de integrar fé e arte, transformando templos em espaços de profunda espiritualidade.
Entre os trabalhos de destaque estão:
• Paróquia São Luiz Gonzaga, São Paulo: Padre Lázaro foi convidado pelo Padre Edmundo da Mata para idealizar e pintar os painéis da paróquia e sua sacristia, um projeto arrojado que enriqueceu o patrimônio sacro paulistano.
• Catedral de Caratinga, Minas Gerais: Contribuiu com sua arte para a catedral, adicionando valor estético e espiritual ao templo.
• Igreja da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, Uberlândia, Minas Gerais: Realizou pinturas que complementam a arquitetura e a atmosfera de devoção do local.
• Igreja de Santo Antônio de Lausanne Paulista, São Paulo: Suas obras nesta igreja refletem sua habilidade em integrar arte e espiritualidade.
A dedicação de Padre Lázaro à arte sacra não apenas embeleza os espaços religiosos, mas também serve como instrumento de evangelização, inspirando fé e devoção nos corações dos fiéis.
Fotos por JPaiva Fotografia
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