A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi agraciada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro de 2017. O presente foi um gesto de carinho do Santuário Nossa Senhora Aparecida para os peregrinos da paróquia liderados por Padre Amaro Avelino - pároco da igreja na ocasião - em agradecimento e homenagem à participação na peregrinação “300 anos, 300 paróquias”, promovida pelo Santuário, em comemoração ao tricentenário do encontro da imagem no Rio Paraíba.
A imagem carrega em si a lembrança do milagre que marcou a fé do povo brasileiro, desde que foi encontrada. No ano de 1717, três pescadores, após várias tentativas sem sucesso, lançaram suas redes no Rio Paraíba. Primeiro, recolheram o corpo de uma pequena imagem. Mais adiante no rio, encontraram a cabeça, completando a figura de Nossa Senhora. A partir daquele momento, os peixes passaram a surgir em abundância, revelando a presença da Mãe de Deus no barco.
A imagem foi levada para a casa de um dos pescadores e reparada com cera por sua esposa. Ali, no altar doméstico, nasceu a devoção que, com o tempo, cresceu e se espalhou por todo o Brasil, até que Nossa Senhora Aparecida fosse proclamada Padroeira do Brasil.
Celebrada com grande devoção em todo o país, sua festa litúrgica é comemorada em 12 de outubro.
Além da pesca milagrosa, muitos outros sinais de fé e intercessão foram atribuídos à Virgem Aparecida: o episódio das velas, a cura da menina cega, o livramento do escravo Zacarias, entre tantos outros testemunhos de amor e esperança.
A réplica da imagem que recebemos em 2017 — fiel ao tamanho e à graça do original — foi restaurada neste ano de 2025 e reintroduzida solenemente em nossa igreja no dia 31 de maio, durante a Missa Solene de Coroação de Nossa Senhora. Atualmente, ocupa um lugar de destaque: logo à esquerda, após a porta de entrada. Abaixo da imagem, uma placa de homenagem eterniza esse momento marcante na história de nossa paróquia.
Reprodução em tamanho original da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, com 36 cm de altura.
A Virgem Maria é representada com um manto azul cravejado de pedras e uma coroa dourada, símbolos de sua realeza, dignidade e proteção maternal. Aos seus pés repousa o globo terrestre, com destaque para o território brasileiro, simbolizando sua especial intercessão sobre nossa nação.
A imagem original, esculpida em barro no século XVIII, foi encontrada por pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717. Desde então, tornou-se o maior símbolo de fé do povo brasileiro. Vale a pena se aproximar desta imagem abençoada, elevar uma oração e sentir, em cada detalhe, o carinho da Mãe Aparecida.
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados,
ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que alguém que tenha a vós recorrido,
invocado o vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular proteção
fosse por vós desamparado.
Animado com esta confiança,
a vós recorro.
Tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe,
minha protetora, minha consolação e guia,
minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo que possa ofender-vos e a vosso Filho, meu Redentor e Senhor Jesus Cristo.
Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo,
esta casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Livrai-nos das tentações do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude pelos merecimentos de vossa puríssima virgindade
e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho,
vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.