Tempo de Adorar
Texto de Pascom, Pastoral da Comunicação
Atualizado em 29/11/2025Texto de Pascom, Pastoral da Comunicação
Atualizado em 29/11/2025Na Bíblia, aprendemos em Eclesiastes 3,1-8, que para tudo há um tempo:
“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de demolir e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de gemer e tempo de dançar; tempo de atirar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de apartar-se; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar; tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz”.
Refletindo sobre todos esses tempos, fico sempre pensando que a única ação que não tem um tempo definido é o tempo de adorar. Sim, esse tempo é agora e sempre. A graça está em compreender que nascemos para adorar e, assim, como adoradores, permaneceremos no Reino de Deus — desde já. É na adoração que consolidamos nossa intimidade com o Senhor. É na visita ao sacrário que nos fortalecemos para uma vida santa. E saber que Ele está lá, a nos esperar todos os dias, é uma graça indizível.
É na nossa aproximação ao Sacrário que se nos revela o Sagrado Coração de Jesus. Na Hóstia santa, a face eucarística desse Coração — que só soube nos amar — nos aguarda para que possamos também nos derramar de amor por Ele. Esse Coração humano e divino, pleno em misericórdia e paz, bate junto ao Imaculado Coração de Maria, sua Mãe e nossa. Adorar o Sagrado Coração de Jesus, por isso, reforça nossa devoção à Maria, bem-aventurada, nossa Mãe Santíssima, e a São José, seu esposo, que acolheu nosso Senhor, nosso Salvador.
O centro de nossa fé parece mesmo passar pela adoração. Não há como dissociar o Sagrado Coração de Jesus de sua face eucarística: eles são, de fato, um só. É na Eucaristia que o Sagrado Coração de Jesus pulsa vivo, manso e humilde. É nesse encontro que aprendemos que, assim como Jesus escolheu viver a humanidade, um dia estaremos com Ele em sua divindade e beleza.
Que bênção poder adorar o Senhor todos os dias! Que bênção reservar um tempo de nossa vida tão atribulada para sentar diante do sacrário e encontrar seu Sagrado Coração! Que graça poder viver um pedacinho do céu nesta nossa vida, que tem um propósito: estar no céu para experimentar a glória do Senhor e adorá-lo com seus anjos e santos.
Que o Sagrado Coração de Jesus continue a nos abençoar e a nos mostrar que todo tempo é tempo de adorar. Todo o tempo que temos é d’Ele. Pertencemos a Ele. Somos seus. Somos comunidade.