PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Um pouco de história

Nossos párocos

Quando teve início o loteamento do bairro do Brooklin, no trecho entre a Estrada Velha de Santo Amaro e o Rio Pinheiros, Julio Klaunig, seu proprietário, ofereceu à população local um terreno em forma de triângulo, para que nele se construísse uma escola ou um posto policial. Imediatamente, atendendo a inúmeros pedidos e sugestões do povo, Álvaro Rodrigues, que era nosso vereador junto à Câmara Municipal de Santo Amaro, resolveu que o terreno seria destinado à edificação da primeira igreja, para a alegria e gratidão de todos os moradores.

Foi assim que nasceu a modesta Capela, primeiro marco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A Capela, muito pequena, continha em cada grão de areia, tijolo ou telha, o amor e carinho das pessoas simples que residiam no bairro.

Com o projeto doado, a Capela começou a ser construída, com o trabalho, quermesses, rifas e tudo o mais que a alegria e a fé sugeriam aos paroquianos.

Finalmente, em 27 de maio de 1927, foi solenemente inaugurada, tendo como primeiro vigário padre Geraldo de Proença Sigaud (SVD), que fazia a pé uma longa caminhada para a celebração da missa dominical.

O bairro crescia, os jovens se casavam, muita criança nascia e a Capela já não bastava às suas necessidades. Queriam algo maior, independente; queriam mesmo uma paróquia, com todos os privilégios. Assim, em 28 de junho de 1935, o então Arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva elevou a pequena Capela à categoria de Paróquia e designou para seu primeiro Vigário, o Pe. Alberto Staub (SVD), que tomou posse em 20/10/35, exercendo o cargo até 18 de setembro de 1937.

Assim, passaram-se vários anos, durante os quais a Paróquia teve quatro vigários, todos da Congregação do Verbo Divino, e em 1948, inesperadamente, passou a ser dirigida pelos padres do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), cuja sede era na Itália. O primeiro padre foi Luiz Gargioni que logo em seguida recebia a companhia de outro que era muito brincalhão, o Padre Carlos Acquiani que juntos conquistaram a simpatia dos jovens e das crianças, cada vez em maior número, com a organização de brincadeiras e jogos de futebol num campo improvisado, num terreno vazio ao lado da casa Paroquial.

Com o tempo os padres fundaram o Colégio Meninópolis em um galpão de madeira composto de algumas salas, cedido pela Prefeitura que, depois, foi construído em alvenaria, como nós o conhecemos.

O bairro se desenvolvia rapidamente e o aumento da população motivou uma campanha para a construção da nova Matriz, cujo lançamento da pedra fundamental se deu em 31/10/54, por ocasião da festa de Cristo Rei, dando por iniciada a campanha para a construção.

No dia 25 de março de 1956, após intensa campanha e ainda faltando alguns retoques, D. Paulo Rolim Loureiro benzeu solenemente a nova igreja e a liberou para o culto dos fiéis. Sucederam-se então, uma série de inaugurações: do altar de São José, altar de Nossa Senhora de Fátima, inauguração dos vitrais, do piso, dos bancos e iluminação, da imagem do Sagrado Coração e Altar-Mor. Finalmente em 15 de junho de 1958, Dom Paulo Rolim Loureiro inaugura em meio a grandes festividades, a igreja, que só estaria completamente acabada em 1959.

Em 1989, com a criação da Diocese de Santo Amaro, nossa paróquia passou a fazer parte da mesma.