Homilia da celebração da Vigília Pascal (2008)

Queridos irmãos e irmãs,

nesta noite tão plena e expressiva, celebramos o ápice da nossa fé: a Ressurreição de Jesus. Acompanhando esta celebração tão rica de significado podemos afirmar que Jesus ressuscitou verdadeiramente.

Saímos das trevas e da escuridão já que a morte foi vencida pel vida. Os discípulos aos poucos vão tomando consciência da Ressurreição do Senhor. O lugar dos mortos não é destino de Jesus.

A imagem dos personagens de branco com roupas reluzentes é uma maneira de dizer que não são personagens humanos, mas sim personagens enviadas por Deus. Eles anunciam às mulheres que Jesus está vivo e que, portanto, não deve ser buscado entre os mortos. A fé das mulheres tem uma outra dimensão, agora não se trata de seguir Jesus e servi-lo materialmente, mas fazê-lo de uma maneira nova, de servi-lo através do anúncio da ressurreição.

Elas se põem a caminho imediatamente e vão anunciar aos demais discípulos a ressurreição de Jesus. Porém, os discípulos não estão preparados para receber e aceitar em sua vida a ressurreição do mestre.

Caríssimos, a ressurreição é uma experiência de fé. Somente aquele que faz essa experiência, consegue sentir no seu coração a alegria do Ressuscitado. Veremos mais adiante  a experiência dos discípulos que começam a acreditar, na medida em que Jesus aparece a eles.

Hoje, sintamos na igreja, essa grande graça e, como aqueles que fizeram a experiência com o Ressuscitado, digamos:

“O Senhor ressuscitou verdadeiramente Aleluia!”.

Monsenhor Joaquim Henrique Camargo
Pároco